O Dr. Marcelo Cardoso é Cirurgião-Dentista formado pela Faculdade de Odontologia da UFMG, especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela UFMG e em Implantodontia pelo CEO-IPSEMG. Tem como objetivo prestar atendimento com seriedade e qualidade para os pacientes vítimas de traumatismo facial, com doenças na região maxilofacial e Disfunção da Articulação Temporomandibular além da reabilitação com Implantes dentais e Cirurgias para auxiliar os Cirurgiões-Dentistas de outras especialidades como Cirurgias Ortognáticas e Cirurgias Para-endodônticas em atendimento ambulatorial ou hospitalar.

 

 

 


© 2010 Marcelo Cardoso. Todos os direitos reservados / PowerHead by César Cosso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TRATAMENTOS

 

.: SEDAÇÃO

 

Os conceitos de dor, medo e ansiedade sempre estiveram ligados à pratica odontológica por se tratar de procedimentos invasivos e, muitas vezes, traumáticos.
Apesar de a anestesia local proporcionar uma inibição eficaz da condução da dor, alguns pacientes evitam a consulta odontológica por medo, ansiedade e experiências negativas provenientes de um tratamento traumático no passado.
Nestes casos, e em algumas cirurgias mais complexas que exigem maior tempo cirúrgico, o cirurgião pode indicar o uso da sedação para trazer mais conforto e tranqüilidade para o paciente.
A sedação é, portanto, o emprego de medicamentos capazes de reduzir a ansiedade e exercer um efeito calmante por via oral, venosa ou respiratória.

 

 

.: SEDAÇÃO CONSCIENTE POR ÓXIDO NITROSO (N2O).

 

O oxido nitroso (também conhecido como gás hilariante) é conhecido pelas suas propriedades sedativas e analgésicas, sendo administrado com o oxigênio através de equipamentos seguros. O paciente estará relaxado e consciente, respondendo aos estímulos físicos e comandos verbais do cirurgião. A sedação por óxido nitroso em odontologia é amplamente utilizada no mundo, nos Estados Unidos cerca de 88% dos odontopediatras e 55% dos clínicos gerais utilizam esta técnica.
A resolução 51/04, publicada no Diário oficial da União de 12 de Maio de 2004 regulamenta a sedação consciente administrada por cirurgiões-dentistas habilitados.

 

 

.: SEDAÇÃO VENOSA.

 

A sedação em consultório odontológico também pode ser administrada por via endovenosa por um médico habilitado. É uma técnica segura podendo ser indicada para o controle da ansiedade e trazer conforto para o paciente durante uma cirurgia. Esta técnica permite uma maior profundidade da sedação durante o ato cirúrgico e permite um melhor controle do nível de consciência durante todo o ato cirúrgico.

 

 

.: SEDAÇÃO ORAL.

 

Alguns medicamentos como os benzodiazepínicos podem ser prescritos para o controle da ansiedade e para trazer conforto durante cirurgias odontológicas. Devido a algumas desvantagens, como a resposta individual de cada paciente a uma mesma dose, este método vem sendo substituído pelos demais na sedação de pacientes para cirurgias bucais.